Saiba como funciona a hidrelétrica de Estreito Maranhão


O Consorcio Estreito Energia – Ceste vem fazendo grandes doações ao nosso município tendo uma grande parcela de ajuda no desenvolvimento da cidade nos últimos dois anos, mas você sabe o que é e como funciona uma usina hidrelétrica?

O que é uma usina hidrelétrica?

Por meio do aproveitamento do potencial hidrelétrico dos rios, a usina hidrelétrica transforma a força das águas em energia elétrica.

Uma usina pode ser dividida nas seguintes partes:
- barragem
- sistemas de captação e adução de água
- casa de força
- sistema de restituição de água para o rio

Como funciona?
Por meio de condutos forçados, a água do reservatório formado pela barragem chega até a casa de força, onde passa pela turbina hidráulica e depois volta para o leito natural do rio.

Ao passar pela turbina, a potência hidráulica (a força e velocidade da água) é transformada em potência mecânica, que faz com que a turbina gire. O movimento da turbina aciona o gerador que transforma a potência mecânica em potência elétrica, ou energia elétrica.

A energia é transmitida para o transformador, por meio de cabos condutores. O transformador aumenta a voltagem da energia para que ela possa ser conduzida via linhas de transmissão até as distribuidoras.

Nesse ponto, outros transformadores baixam a voltagem da energia para que as distribuidoras possam levar a energia até os consumidores finais.

Para um conteúdo mais detalhado acesse o site: http://uhe-estreito.com.br/funcionamento.php 

Nenhum comentário