Cresce percentual de aprovação de alunos do Tocantins nos cursos mais concorridos na UFT

A grande novidade do Vestibular 2012.1 da Universidade Federal do Tocantins foi o aumento significativo dos candidatos tocantinenses classificados nos cursos mais concorridos da UFT. Para se ter uma ideia, somente no curso de Engenharia Civil, o aumento foi de cerca de 25% em relação ao processo seletivo 2011.1. Em Enfermagem, foram quase 18% a mais e, em Medicina, em torno de 7%. O curso de Direito, segundo mais concorrido, tem 70% dos aprovados oriundos do próprio Tocantins. As informações foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (08), pela Comissão Permanente de Seleção (COPESE), juntamente com o resultado do Vestibular 2012.1.

Ainda sobre o perfil dos candidatos divulgados pela Copese, dos quase 13 mil inscritos no Vestibular 2012.1, 71,9% são do Tocantins. Destes 80,3% conseguiram classificação. Os demais estados pela ordem de inscritos foram Goiás 8,3%, Pará 6,7%, Maranhão com 6,6% e outros com 6,5%. O relatório aponta também que 53,53% dos candidatos residem no interior do Tocantins, 26,56% em Palmas, e 20,21% em outros estados.

Neste Vestibular, o perfil socioeconômico dos classificados na UFT confirma dados já destacados em pesquisa nacional. Cerca de 70% vêm da rede pública, tendo feito o ensino médio exclusivamente na rede estadual. Mais de 70% também nunca frequentaram cursinho pré-vestibular e 75% possui renda familiar inferior a cinco salários mínimos. O perfil diferenciado do aluno da UFT, inclusive em relação a universidades federais da Região Norte do país, já foi constatado em pesquisa divulgada este ano pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

No Vestibular 2012.1 da UFT, aproximadamente 13 mil candidatos concorreram a 1.620 vagas ofertadas nos campi de Arraias, Araguaína, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. A lista com o nome dos candidatos classificados pode ser conferida no endereço www.copese.uft.edu.br. O prazo para matrícula dos calouros é de 06 a 09 de fevereiro de 2012, no campus do curso para o qual foram aprovados. (Ascom UFT)

Parabéns aos professores de Goiatins pelo ótimo ensino de qualidade e aos alunos Goiatinenses aprovados no vestibular UFT 2012.

Nenhum comentário