Programa Útero é vida promove Circuito de saúde familiar no Tocantins


Entre os dias 09 e 10 de novembro, o SENAR-TO em parceria com prefeituras vai cuidar da saúde dos trabalhadores do campo, por meio do Programa Útero é Vida. As ações vão acontecer nos municípios de Lizarda, Recursolândia e em Goiatins.

O foco do programa é gerar conscientização a comunidades carentes dos riscos de contrair doenças como câncer de colo do útero e outras graves mazelas, que afetam quem mora e trabalha nas áreas rurais, onde o acesso à rede pública de saúde é mais difícil.

O programa, inaugurado em 2009, abrange não só a prevenção e atendimentos médicos à mulher, mas toda a família rural, como uma espécie de Circuito de Saúde, onde os homens poderão fazer exames de sangue, que têm capacidade de detectar câncer de próstata, e as crianças terão acesso a uma programação recreativa, no momento em que os pais tiverem sendo atendidos pelo o programa.

Haverá palestras sobre Câncer de Colo do útero, câncer de próstata, higiene pessoal, alimentar e doméstica, planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis, alimentação e nutrição, além da realização de exames laboratoriais. As mulheres, além de adquirirem conhecimento sobre práticas de qualidade de vida, saúde e educação, poderão levar para casa kits de beleza, que serão entregues em um espaço totalmente arquitetado para elas, o “Espaço Beleza”, equipado para cuidar dos cabelos e da pele das mulheres do campo.

Para a presidente do sistema CNA/SENAR, senadora Kátia Abreu, o programa foi criado para dar oportunidade a quem não tem condições de financiar cuidados com a saúde, “é um compromisso com vida”, enfatiza a presidente.


 Com informações do SENAR-TO