Em Goiatins: Vigilância Sanitária proibe a distribuição e comercialização de produtos com soja da marca Ades




A Vigilância Sanitária e Ambiental, através da solicitação da Vigilância Sanitária Estadual, e em cumprimento a Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, publicada no Diário Oficial da União, do dia 18 de março do decorrente ano, no principio da precaução, venho, informar a população e a todos os estabelecimentos comerciais da cidade, a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo dos produtos com soja, da marca Ades (linha de produção TBA3G).

Embalagens de Ades receberam só água e soda cáustica, diz laudo, a limpeza da linha de produção foi iniciada por estoque estar reduzido, um funcionário teria acionado o envase após isso, embalando a substância.
A falha foi detectada no processo de envase do Alimento de Soja sabor Maçã – marca AdeS – Lote AGB 25 envasado no equipamento TBA3G  no dia 25 de fevereiro de 2013 com validade até 22 de dezembro de 2013. O estoque do tanque que alimentava a linha de envase estava reduzido, o que caracterizaria final de processo e que a linha estaria pronta para o processo automático de limpeza. No entanto, o equipamento foi acionado novamente para o processo de envase. Dessa forma, houve o envase da substância no lugar do suco.

A empresa não percebeu o desvio e o produto, embalagem de 1,5 litros do suco de maçã da Ades, foi distribuído ao mercado. Segundo assessoria de imprensa da Unilever, houve falha humana e dos equipamentos da linha de produção. A máquina acionou o sistema de limpeza com o estoque reduzido, e um funcionário teria iniciado o sistema para envase novamente.

A Vigilância Sanitária e Ambiental recomenda que os consumidores que ingeriram os produtos procurem atendimento médico em caso de queimaduras e outros sintomas.

Segue anexo, lista de produtos suspensos.


Lista de produtos suspensos:

Sabor
Conteúdo líquido
Abacaxi
1L
Cereais com mel
1L
Chá verde com tangerina
1L
Chá verde com limão
1L
Chocolate clássico
1L
Chocolate com coco
1L
Frapê de coco
1L
Laranja
1L
Maçã
1L
Manga
1L
Maracujá
1L
Melão
1L
Morango
1L
Original
1L
Pêssego
1L
Shake Morango
1L
Uva
1L
Vitamina banana
1L
Zero Frapê de Coco
1L
Zero Laranja
1L
Zero Maçã
1L
Zero Original
1L
Zero Pêssego
1L
Zero Vitamina Banana 1L
1L
Zero Uva
1L
Laranja - Embalagem promocional
(Leve 1L pague 900 ml - Grátis 100 ml)
Uva - Embalagem promocional
(Leve 1L pague 900 ml)
Maçã - Embalagem promocional
(Leve 1L pague 900 ml)
Maçã
1,5L
Uva
1,5L
Laranja
1,5L
Original
1,5L

   

 Goiatins, 26 de março de 2013.

Atenciosamente,


José Ribamar Câmara Vila
Diretor de Vigilância Sanitária e Ambiental