Opinião Popular: Cerrado de Goiatins pede socorro



Entre tantas coisas que os estudiosos dizem em extinção em nossos dias, uma realmente merece ser preservada: A SERIEDADE - mesmo porque ela não morre, basta nós querermos e ela rebrota do íntimo de nossas almas para a glória do Criador, que eu como Maçom, chamo de Grande Arquiteto do Universo.    

Meu município, Goiatins-TO, esta sendo devastado sistematicamente e talvez sem essa intenção, pelo avanço do plantio de eucaliptos por uma “Reflorestadora” que desmata todo o cerrado, sem poupar qualquer espécie nativa. 

Por isso no início falei da SERIEDADE, virtude humana em extinção, pois tudo isso ocorre à luz do dia, à beira de estradas até asfaltadas com nosso dinheiro, por onde circulam todas as autoridades que, se quisessem, poderiam ao menos questionar os limites dessa devastação mas, ao mesmo tempo as defendo pois segundo me disseram até em tom de advertência, que todo o nefando processo de extinção da natureza está RIGOROSAMENTE DENTRO DA LEI, PREENCHIDAS TODAS AS FORMALIDADES LEGAIS e, evidentemente, com todas as TAXAS RECOLHIDAS ao erário público em suas diversas instâncias.

Nos meus 62 anos, parece que a única coisa que fiz sem me enganar e que, para mim, foi uma dádiva divina, foi  conseguir ser aceito na Sublime Ordem Maçônica,  pois minha vida tem sido farta em enganos, talvez quem sabe,  por só ter o velho ginasial feito nos sertões de Alagoas. 

Enganei-me ao não saber a diferença entre REFLORESTADORA e DESMATADORA – entre cerrado nativo e floresta de eucaliptos; meu pouco estudo me enganou, fazendo pensar que Flora eram todas aquelas árvores do cerrado, dos “capões” das cabeceiras de brejo e dos “matos dos vãos” onde os sertanejos botavam roças; ledo engano, Flora é a floresta de eucaliptos que faz aumentar as águas dos brejos e as subterrâneas, conservando os “matos de vão” - e Fauna não é aquela multidão de aves e outros animais (papagaios, gaviões, bicos de brasa, perdizes, emas, seriemas, onças, tatús, caititus, pebas, macacos etc.)  e sim, Fauna é aquele vazio lúgubre reinante nas florestas “nativas” de eucalipto. 

E o meu “desestudo” cada vez mais piora meus enganos: pensava que IBAMA – NATURATINS - RURALTINS, esses nomes tão bonitos, eram órgãos do governo, mantidos com nossos “pequenos impostos”, que corriam atrás de quem prejudicava ou destruía a Natureza; enganei-me de novo: esses órgãos correm atrás de quem faz isso de forma ILEGAL e, ao mesmo tempo, contribuem com elevado patriotismo, para a manutenção dos cofres públicos sempre carentes, através dos instrumentos legais das taxas e multas exorbitantes, forçando os infratores a buscarem os caminhos da LEGALIZAÇAO.  

Eu ainda vou fazer o 2º Grau, para deixar de me enganar, pois, pelo que eu vejo, qualquer hora eu vou preso ou até morto por caso desses enganos.

A Câmara Municipal de Goiatins, no ano de 2006, criou a Lei Orgânica do Município, comtemplando o meio-ambiente com os Capítulos VIII e IX, do Art. 161 ao 166, causando admiração ao leitor, pois se trata de uma verdadeira antecipação ao Código Florestal recém-nascido e legislações atuais.

Já no ano de 2009, o Executivo Municipal criou as Leis 634 e 636/2009, ambas de 12/10/2009, todas atinentes a assuntos do meio-ambiente. A Lei 634/2009 não deixa escapar praticamente nada sobre o assunto, sendo de uma abrangência admirável, pois entre outros tópicos fala da Concessão, Revisão e até Suspensão de Licenciamento – define situações e graduam delitos ambientais, estipulando as penalidades, modos de notificação aos infratores e o principal, fala de possíveis ações de Recuperação de áreas afetadas e degradadas. 

Em seguida, a Lei 636/2009, agiliza a política ambiental instituída pela Lei 634/2009, criando para tal fim o CODEMA ­- Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio-Ambiente -  com a mais ampla representatividade da sociedade local. 

Finalmente perguntamos o que falta para as providências necessárias, ao menos para limitar o avanço do plantio de eucaliptos, deixando o meio-ambiente num nível mais SUSTENTÁVEL, buscando um equilíbrio entre o interesse econômico e a preservação ambiental?

MINISTERIO DO MEIO-AMBIENTE – IBAMA – NATURATINS – POLICIA AMBIENTAL - NOBRES SENADORES E DEPUTADOS (em quem a cada quatro anos depositamos nossas esperanças) – INSIGNES PROMOTORES E DEMAIS AUTORIDADES !   - Perdoem meu desabafo, mas, apesar de algumas opiniões contrárias, eu e meus compatriotas acreditamos, confiamos e esperamos a vitória dos Senhores diante tão grande dilema do Brasil e do mundo: Produzir alimentos e manter as indústrias, para o próprio bem do povo mas sem destruir o povo, pela extinção da Natureza – Não precisamos da Natureza para viver – PRECISAMOS QUE ELA VIVA EM SI PORQUE ASSIM TAMBÉM VIVEREMOS, POIS SOMOS PARTE DELA E POR SINAL A ÚNICA PARTE REALMENTE PENSANTE. 

A sensatez nos diz que a continuidade da jornada humana depende da Segurança de Vida da Natureza, extensiva a todos os seres viventes. Nossa geração, depois da inevitável viagem derradeira, continuará vivendo pelos olhos daqueles que geramos e deixamos: nossos filhos, netos e bisnetos.
Vamos nos empenhar para deixar a eles, como diz a EUBIOSE, uma ATLÂNTIDA REVIVIDA e não um Saara Morto ou uma atribulada Faixa de Gaza. Nós já velhos vamos nos perguntar, no silêncio de nossos íntimos: QUE AVÓS SOMOS NÓS?

Confio no Grande Arquiteto do Universo, Deus do meu coração e da minha compreensão conforme ensina a AMORC, que estas minhas preocupações  também o sejam de toda minha Sublime Ordem a quem peço ajuda,  haja visto o poderoso poder econômico que as minhas palavras enfrentam.


Luiz Petronio Petuba


O  M E L R O                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Há mais fé e há mais verdade                                
Há mais Deus, com certeza,
Nos cardos secos de um rochedo nú
Que nessa Bíblia antiga ... O’ Natureza
A única Bíblia verdadeira és tu..........
(Guerra Junqueiro – velho poeta luso)

Glória a Ti Oh! Grande Deus – Senhor de Toda a Verdade, Cel 06.3-99678459