Em Goiatins: Lixo deixado para trás polui área de lazer; "Preservar o Bráulio é dever de todos os Goiatinenses"



Vista Bauneario Bráulio

O Bráulio, cerca de 20 km de Goiatins-TO na rodovia TO-226 em direção a Campos Lindos, encontra-se em estado de alarme. A área rica em biodiversidade e principalmente pela sua riqueza hídrica com piscinas naturais esculpidas pela natureza hoje está cheia de lixo (fraldas descartáveis, latas de cerveja, refrigerante, sacos plásticos, papéis, dentre outros) jogado pelos banhistas que visitam o lugar, mas não se responsabilizam pelos seus próprios atos.

É importante ressaltar que a área possui duas nascentes, responsáveis pela manutenção da diversidade biológica do local e do Cerrado mantendo o bioma intacto e com vegetação natural. “Preservar um lugar como este é garantir que todos possam usufruir dos recursos naturais sem destruí-los e garantir que as gerações futuras possam desfrutar da beleza cênica que a natureza produziu além de preservar espécies endêmicas da região” diz o biólogo Aluísio Vasconcelos de Carvalho.

É necessário que cada visitante ou grupo quando for visitar o Bráulio carreguem consigo sacos plásticos de lixo e acomodem os dejetos neles. A pessoa tome consciência e se responsabilize pelo lixo produzido conduzindo até a cidade onde será encaminhado ao aterro.