Naturatins apreende mais de mil metros de redes e materiais predatórios

Tendo em vista o período da Piracema, época da desova da maioria dos peixes existentes nas bacias do Rio Tocantins e Araguaia e suas sub-bacias, locais esses propícios a pratica da pesca neste período, A Naturatins, em uma ação conjunto da gerencia regional de Pedro Afonso em parceria com as gerencias regionais de Colinas e Goiatins realizou entre os dias 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014 ação de fiscalização voltada para coibir a pesca predatória.
Foram feitas incursões nos rios em horários mais propícios a pratica da pesca ou seja no amanhecer e entardecer, foram recolhidos 1000 metros de redes, sendo 100 metros de redes, sendo 100 metros de rede malha 8, 50 metros de redes malha 24, 10 armadilhas tipo boias e 800 metros de redes malha 14, tipica para pesca do pacu. nenhuma autuação foi realizada tendo em vista que o material foi recolhido durante percurso nas margens dos rios, sem a presença de responsáveis.

“A responsabilidade do órgão ambiental em combater estes tipos de crimes e fazer valer a legislação vigente e que estamos propondo a presente operação que será realizada em todos os rios do estado e utilizando servidores de todas as 15 regionais, parque e APA do cantão com o apoio da CIPRA e da PM”. Disse Orleans Lima Filgueiras, gerente regional do Naturatins.

Locais da ação
Rio Tocantins, Manoel Alves Grande e Pequeno, Rio Sono, Água Fria,tranqueira entre outros. no percurso de aproximadamente 180 quilômetros precorridos entre os municípios de Filadélfia, Barra do ouro, Palmeirante, Tupiratins, Itapiratins, Pedro Afonso e Rio Sono.