Bar de Araguaína que virou unidade básica de saúde é destaque em telejornal da TV Globo


A precariedade do serviço público de saúde em Araguaína foi destaque na edição da madrugada desta sexta-feira, 28, do "Jornal da Globo".

O telejornal mostrou que, por conta da reforma do posto de saúde do setor São Miguel, os moradores estão sendo atendidos em um bar da região. Os atendimentos são realizados durante o dia. À noite, o estabelecimento funciona normalmente.

O dono do bar "Geladão", Flávio Cardoso, contou que a iniciativa foi tomada pelos próprios agentes de saúde. "Eles perguntaram se eu poderia ceder o espaço para fazer o atendimento do pessoal já que o posto de saúde não estava funcionando e eu fiz isso na boa vontade", revelou.

Um garçom foi ouvido pela reportagem e disse que além de surpreso, pensou que iria perder o emprego. "Pensei, pronto, meu serviço eu perdi já que o bar virou posto de saúde", contou Gilberto Ferreira.

A reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Miguel, que atendia cerca de 20 mil moradores, ainda não tem prazo para conclusão.

A prefeitura informou que apenas casos simples estão sendo atendidos no bar. Casos mais complexos são encaminhados para a Unidade Básica de Saúde do setor Nova Araguaína.

Ainda segundo a prefeitura, a população teria sido ouvida antes da instalação do posto improvisado, mas alguns pacientes questionam esta informação.


Com informações de Portal Goiatins